top of page

Uma caminhada repleta de bromélias e com vista para o Mar


Praia do Gravatá, escondida entre a Praia Mole e a Joaquina revelada por uma trilha.

Até mesmo moradores da Ilha de Santa Catarina não sabem que a Praia do Gravatá existe. O nome se dá por causa da planta que está por toda parte da praia, que tem uma pequena extensão de areia. Cerca de 60 metros.

Escondida no costão, entre as praias da Joaquina e Mole, fica a Praia do Gravatá. Acessível somente por trilha ou barco. O início fica na Estrada Geral da Barra da Lagoa, antes de chegar na Mole. Apesar de o trajeto começar morro acima, o nível da caminhada é leve e não exige grande preparo físico. Chegando ao topo do morro encontra-se o ponto utilizado para os saltos de parapente, que colorem o céu da Praia Mole. Basta descer para chegar à Praia do Gravatá.

De acordo com os biólogos, quando amanhece, é possível encontrar lontras na praia. Ela se alimentam de peixes e formam uma colônia na Praia do Gravatá. Já foram bastante caçadas por pescadores, que espalhavam armadilhas pelo local. Chegando ao costão, na Ponta do Gravatá, pode-se avistar parte da Praia da Joaquina e da Praia Mole.

Na Praia do Gravatá, há uma colônia de pescadores, mas a principal atração são as rochas alinhadas misteriosamente, de tal forma que funcionam como um observatório astronômico primitivo. Marcando equinócios e solstícios.

Protegido do vento, com ondas tranquilas e um mar esverdeado, em meio a um rancho de madeira, que serve de abrigo a pescadores da região e que raramente está aberto, é uma paisagem incrível. É possível ver a costa leste da Florianópolis, é selvagem e inexplorada.

É um programa que pode ser feito sozinho ou com a família e um visual que vale muito a pena.

Como ponto de partida da caminhada, uma ótima opção é a Pousada Pedra Rosa, que oferece aos seus hóspedes conforto e relaxamento depois dos percursos pela ilha da magia. No Terraço Gourmet, por exemplo, você pode ler um livro, reunir amigos e apreciar a vista da Lagoa, enquanto descansa.

Informações uteis:

Nível de dificuldade: fácil.

Atrativos: lontras, vista panorâmica, praia, Mata Atlântica, mar calmo.

Início: Estrada Geral da Barra da Lagoa, entrando na trilha da Parapente Sul.

Fim: Ponta do Gravatá.

Principal dificuldade: Entrada da trilha coberta por mato e leve subida.

Como chegar: Ir até a trilha para Rampa de Parapente.

Estacionamento: Deixe o carro na Avenida Prefeito Acácio Garibaldi, que leva à Joaquina, ou em algum estacionamento por perto, não deixe na SC-406.

O que levar: Chapéu ou boné, protetor solar, tênis, repelente, Garrafinha d´água, lanche, Toalha, maquina fotográfica

Locomoção: a pé ou bike.

Duração do Passeio: 30 minutos

Percurso: 1.400 metros

+ 55 (48) 3209-0756

+ 55 (48) 99109-0756 (whatsapp)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page