April 12, 2018

March 6, 2018

Please reload

Posts Recentes

Como fazer sua RESERVA na Pousada Pedra Rosa

November 10, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Que tal uma Lagoa?

April 12, 2018

 

Em Florianópolis, a região Sul da ilha, há um dos mais espetaculares Parques Municipais que você deve conhecer. O local seja por sua beleza, natureza ímpar ou águas calmas, atrai visitantes o ano inteiro. Seja final de semana ou não, é possível ver famílias, grupos de amigos, trilheiros e casais, curtindo o parquinho, o pôr do sol ou simplesmente admirando a paisagem. A Lagoa do Peri é, sem dúvida, a queridinha quando se fala em aprendizado sobre educação ambiental, ecologia e diversão ao ar livre!

 

 

Nada pra fazer? Nada! La na Lagoa do Peri!

 

A Lagoa do Peri, em Floripa, é um dos lugares mais propícios para se ir com a família e se divertir. Pois oferece tranquilidade, segurança e uma vista incrível.

 

Ela é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Ou seja, este lago é constituído totalmente de água doce!. Apesar de possuir um pouco menos de 6 km de extensão, fornece água para toda a região sul de Florianópolis. Possui praias de areia branca e uma faixa gramada que se pode deixar e curtir o dia todo. Se tiver um pouco de tempo o final da tarde reserva uma beleza estonteante.

 

A Lagoa do Peri foi tombada pelo decreto municipal nº 1.828, sendo um patrimônio natural. Possui Mata Atlântica Primária, sendo uma reserva biológica e é o habitat diversos pássaros e alguns animais típicos, como a lontra e o macaco-prego. Em seu estuário é possível avistar ameaçadas, como as Gralhas azuis, que ali estão seguras.

 

Apesar de ser um parque, há algumas opções de alimentação, como um restaurante e alguns ambulantes vendendo churros, picolé ou milho verde. Contudo, o piquenique é a grande pedida. Seja sob uma árvore (é o que não falta) ou num dos bancos que cercam o lago.

 

 

 

É só isso que a Lagoa oferece?

 

Logicamente que não!

 

A lagoa do Pari possui trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais que podem ser feitas sozinho ou, em alguns casos, com guias ou responsáveis do parque.

 

Contudo, para quem tem crianças, as opções são bem interessantes. Sem dúvida elas irão adorar a “mini praia” formada pela lagoa. Ali áleas podem tomar banho tranquilas (e os pais também) por água chega aos calcanhares. Para mais aventuras há um parquinho, com brinquedos para a criançada, como balanços e escorregadores.

 

 

O ideal, para os finais de semana, é chegar cedo! O estacionamento, apesar de gratuito, oferece 180 apenas vagas e as mesas para piquenique tendem a ficar mais cheias neste período. Mas nada que uma boa toalha, estendida no chão, não resolva!

 

Como chegar

 

O local é muito bem sinalizado e o passeio, saindo da Lagoa Conceição é muito bonito.

 

Basta seguir pela av. das Rendeiras, em direção ao sul da ilha, no sentido Praia da Armação. A entrada para o Parque fica logo depois da Praia do Morro das Pedras, à direita. São aproximadamente uns 19,9km, pouco mais de 40 minutos de carro.

 

 

 

 

Tags:pousada na lagoa da conceicao