April 12, 2018

March 6, 2018

Please reload

Posts Recentes

Como fazer sua RESERVA na Pousada Pedra Rosa

November 10, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

As Rendeiras, história açoriana e arquitetura da Lagoa da Conceição

December 3, 2017

Construções da Arquitetura que marcam a rica história e folclore de Florianópolis 

  

 

  As antigas construções que cercam a Lagoa da Conceição dão ao lugar um charme especial. No canto dos Araçás, por exemplo, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, construído por volta de 1750.

 

Em meados do século XVIII, a Corte Portuguesa determinou que a Ilha de Santa Catarina fosse colonizada para garantir sua posse. Os escolhidos foram os habitantes da Ilha de Açores, que sofriam com terremotos e superpopulação. Eles vieram entre 1748 e 1756 e foram assentados em micro regiões afastadas, cada qual com administração, igreja e polícia próprias, denominadas freguesias. A Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Lagoa foi a mais antiga, fundada em 1750, juntamente com Santo Antônio de Lisboa. (fonte:http://www.paroquiadalagoa.com.br/pagina.php?pg=conheca-o-santuario)

 

Em 1847, com a visita do Imperador D. Pedro II, a freguesia da Lagoa e sua Igreja receberam a quantia de 800 mil réis para pagar a custódia de prata, anteriormente encomendada. Quando o Imperador voltou do Rio Grande, já encontrou a custódia comprada e ficou "plenamente satisfeito com a obra e com o desenho", conforme ofício do então vigário ao Presidente da Província. Uma nova visita do Imperador aconteceu em 1861. Desta vez ele presenteou o templo com dois sinos, que até hoje se encontram por lá.

 

Neste lugar ainda é possível encontrar diversas manifestações culturais, que foram preservadas na cidade e mantém vivo o folclore local, como por exemplo apresentações do grupo Terno dos Reis (inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos), Cantoria do Divino (tradição cristã católica, com mais de oito séculos) e Pau de Fita (dança de roda em volta de um mastro colorido).

 

Artesanato local

 

 

  Além da arquitetura única e do intenso folclore local, ainda é possível encontrar diversas lojas e feiras de artesanato por toda a Avenida das Rendeiras, que oferecem as tradicionais rendas de bilro em toalhas, cortinas e outras lindas peças artesanais inspiradas na cultura local.

 

Já na Praça Bento Silvério funciona “o Casarão”, onde aos domingos entre às 12h da manhã e às 19h funciona “a feirinha” que reúne aproximadamente 125 artesãos.

 

Para conhecer tudo isso, ficar hospedado na Lagoa da Conceição é imprescindível e o melhor Lugar é a pousada Pedra Rosa. A equipe da Pousada poderá lhe indicar os melhores passeios e como chegar nestes locais "vivos" em história. Acesse nossa central de reservas e aproveite tudo que a ilha da magia tem a oferecer. lhe indicar os melhores passeios e como chegar nestes locais "vivos" em história. Acesse nossa central de reservas e aproveite tudo que a ilha da magia tem a oferecer.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga