April 12, 2018

March 6, 2018

Please reload

Posts Recentes

Como fazer sua RESERVA na Pousada Pedra Rosa

November 10, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Um Encanto! Conheça a trilha da Costa da Lagoa

February 14, 2018

 

 

Se você procura uma trilha com belas paisagens e estrutura para uma boa caminhada ao ar livre você precisa considerar a trilha do Caminho da Costa da Lagoa.

 

A aproximadamente 4.8 km de carro da Pousada Pedra Rosa, essa trilha tem um nível de dificuldade médio e um tempo estimado de 2 horas para sua conclusão (levamos aproximadamente 3 horas e 30 min).

 

Para chegar ao início da trilha, basta seguir a Avenida das Rendeiras sentido Centrinho, depois seguir em direção ao Canto dos Araçás, siga na rua à esquerda do mercado Superfloripa (Rua Rita Lourenço da Silveira). Ao final dessa rua o único caminho é virar à esquerda na Travessa Ângela Chaves, e depois à direita na Rua João Henrique Gonçalves.

 

É possível chegar de carro até a entrada da trilha, mas não aconselhamos pois o trecho encontra-se bastante esburacado, e como a rua é estreita, pode acabar ficando complicado retornar. Se você estiver de carro uma boa opção pode ser deixa-lo no estacionamento em frente a para final de ônibus e seguir a partir deste ponto a pé.

 

Próximo dali fica a parada número 3, dos barcos que percorrem a lagoa.

 

Durante todo o percurso da trilha é possível notar marcos com números que seguem do 1 ao 24 com um QR code ao lado com informações sobre a trilha.

 

Logo no inicio da trilha há um caminho um pouco sinuoso e com algumas pedras com musgo, se o dia não estiver ensolarado ou caso tenha chovido recentemente é bom tomar cuidado para não escorregar. Logo após a primeira subida já é possível avistar a Lagoa da Conceição. A trilha possui subidas e descidas por todo o seu percurso, porém mais leves do que a primeira.

 

 

A trilha é bem demarcada e possui residências por todo o caminho, desta forma não há como se perder, sempre há para quem possa pedir informação.

 

Também existem placas na trilha que indicam a parada de barco mais próxima e as construções históricas, como o antigo engenho colonial e a casa da Dona Lóquinha, que foi construído por escravos em meados de 1780.

 

No final da trilha encontramos algumas vilas de pescadores, lojinhas e restaurantes as margens da lagoa. Vilas onde ainda se encontra o ar açoriano, com construtores e reparadores de barcos, pescadores.

 

 

Se em algum momento você se sentir cansado, basta ir a parada de barco mais próxima e aguardar pela embarcação. A trilha acaba na parada 24, após aproximadamente 3 hora e 30 minutos de caminhada. O custo aproximado da viagem gira em torno entre R$10 a R$20 por pessoa.